Na última semana do mês, nos dias 22 e 24 de junho, foram renovados os treinamentos de brigada de emergência e simulação do plano de abandono.

Ambiente de trabalho seguro é uma das premissas básicas da Rimac, a realização dos treinamentos de saúde e segurança são sempre incentivados pela organização.

Treinamento com a brigada do prédio
Monica Grassi durante treinamento com a brigada do prédio, no dia 22 de junho de 2022

Apesar dos treinamentos serem renovados todos os anos por serem obrigatórios, a organização incentiva a participação de seus colaboradores.

Uma situação de emergência não tem hora certa para acontecer, portanto ter colaboradores capacitados e treinados para saberem proceder em uma situação como essa é fundamental.

Recebemos em nossos escritórios e projetos em campo, clientes, parceiros e representantes do mundo todo e somos responsáveis por essas pessoas, portanto precisamos nos manter sempre preparados.

O conteúdo ministrado contemplou assuntos importantes como, tipos e uso de extintores de incêndio, uso das mangueiras e hidrantes, métodos de extinção do fogo, como deve ser feita a evacuação e verificação das salas da empresa, também foram abordados assuntos de primeiros socorros, como desengasgo e ressuscitação cardiopulmonar.

“A brigada de incêndio serve para preservar a vida e os bens da organização, mas seus ensinamentos ultrapassam os muros da empresa, serve para vida.” ressaltou Renata Carretti, nossa técnica de Saúde e Segurança do Trabalho.

Os brigadistas de 2022 da Rimac são, Mônica Grassi (analista de RH) e Marcus Sobisch (coordenador de imp. exp. & logística), mas todos os colaboradores da empresa podem se candidatar para fazerem parte da brigada de emergência, mas para isso precisa atender alguns pré-requisitos.

Brigadistas da Rimac: Marcus Sobisch e Mônica Grassi
Brigadistas da Rimac: Marcus Sobisch e Mônica Grassi

A importância deste treinamento foi confirmada com este depoimento da nossa analista de RH, Mônica Grassi: “Faço parte da brigada pelo terceiro ano consecutivo, sei o quanto é importante ter o conhecimento necessário em uma situação de emergência.”

Segundo o nosso coordenador de importação, exportação & logística, Marcus Sobisch, o treinamento foi mais que proveitoso e relatou que ficou surpreso com o resultado e com tudo que aprendeu.

Requisitos para Fazer Parte da Brigada de Emergência:

  • Permanecer na edificação;
  • Possuir boa condição física e boa saúde;
  • Possuir bom conhecimento das instalações;
  • Ter responsabilidade legal;
  • Ser alfabetizado.

Algumas Atribuições da Brigada de Incêndio:

Atuação em Ações Preventivas:

  • Avaliação de riscos existentes.
  • Inspeção geral dos equipamentos de combate a incêndio;
  • Inspeção geral das rotas de fuga;
  • Elaboração de relatório das irregularidades encontradas;
  • Orientação à população fixa e flutuante;

Atuação em Ações Emergenciais:

  • Identificação da situação;
  • Abandono de área;
  • Acionamento do Corpo de Bombeiros;
  • Primeiros socorros;
  • Combate ao princípio de incêndio;
  • Recepção e orientação ao Corpo de Bombeiros;

Para nós é muito gratificante pode capacitar os colaboradores para saberem como proceder em situações como essa.

Equipe orientando a saída do prédio durante simulação de incêndio
Equipe orientando a saída do prédio durante simulação de incêndio

Além destes treinamentos, os extintores dos escritórios Rimac já foram todos inspecionados, recarregados e agora estão todos dimensionados, alocados e identificados corretamente.

Nos dois lados do conjunto estão localizados extintores de água, pó químico seco e gás carbônico, todos estão devidamente acomodados em seus suportes e cada qual com sua identificação.

Extintor no escritório da Rimac devidamente posicionado e identificado.

Diferentes Tipos de Extintores de Incêndio:

Existem extintores de tamanhos, pesos e mais importante, de agentes extintores diferentes:

  • Água: Age por resfriamento. São utilizados em incêndios Classe A, ou seja, em materiais sólidos como madeira, tecidos, papel, borracha e plástico. Em hipótese alguma deve ser usado em líquidos e gases inflamáveis e em equipamentos elétricos.
  • Gás Carbônico (CO2): O gás age por abafamento, extinguindo o oxigênio do local, impossibilitando assim, que a reação do fogo ocorra. São indicados para incêndios classe B e C. E estes são exatamente os casos em que a água não surte efeito, líquidos e gases inflamáveis e em equipamentos elétricos.
  • Pó Químico BC: São utilizados para as mesmas classes de incêndio (B e C) que o extintor de CO2. Mas ao invés de agir por abafamento, age por meio de reações químicas do bicarbonato de sódio.
  • Pó Químico ABC: Este é o agente químico mais completo. Pode ser utilizado em qualquer classe de incêndio. Ele extingue o fogo através do abafamento por fosfato monoamônico.

É muito importante que não só os brigadistas, mas que todos saibam diferenciá-los.

Manter a segurança de todos é um compromisso que a Rimac segue rigorosamente!

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?